Blog dos docentes, investigadores e alunos de Ciência das Religiões na Universidade Lusófona (Lisboa)
.posts recentes

. RAMADAN - PRIMEIRA PARTE

. FALTAM APENAS DUAS SEMANA...

. JEJUM, UM ALIMENTO PARA A...

. “LA ILAHA – ILLA LLAH” – ...

. MI'RAJ — A Ascensão do Pr...

. RELEMBRANDO: A NOITE DE M...

. OS INÚMEROS BENEFÍCIOS PE...

. OS INÚMEROS BENEFÍCIOS PE...

. OS PRIVILÉGIOS E AS RESPO...

. SURAT FUSSILAT

.arquivos

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Abril 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

Sexta-feira, 15 de Julho de 2011
O DIREITO E O ESQUERDO: “Dar com a mão direita, sem que a mão esquerda o saiba”

Assalamo Aleikum Warahmatulah Wabarakatuhu (Com a Paz, a Msericórdia e as Bênçãos de Deus)


Bismilahir Rahmani Rahim (Em nome de Deus, o Beneficente e Misericordioso)

 

A maior parte dos membros externos do corpo humano, estão constituídos aos pares. Temos duas mãos, dois pés, dois braços, etc. Na mensagem desta semana, estarão em evidência, as nossas mãos e os nossos pés.


As duas mãos e os dois pés, complementam-se na execução das nossas tarefas, Por exemplo, quando lavamos as mãos com sabão, as duas partes são imprescindíveis para dissolver a espuma e garantir uma higiene perfeita. Os dois pés permitem-nos caminhar sem qualquer ajuda externa. No entanto, para os muçulmanos, tudo o que se encontra à direita, prevalece em relação ao que está do lado esquerdo.


Para o crente, a higiene íntima é uma constante da sua vida. Após as necessidades fisiológicas, obrigatoriamente, utilizamos agua para nos lavarmos. Quem utiliza somente o papel higiénico, ficará ainda com alguns resíduos colados na parte envolvente. Nesta situação, um muçulmano não estaria em condições para o cumprimento das suas obrigações religiosas, nomeadamente, as orações diárias. Para higiene das partes intimas, utilizamos a mão esquerda. Aisha (Radiyalahu an-ha), referiu: “O Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) usava a mão direita para obter água
para ablução e para comer. E usava a sua mão esquerda para se lavar após a evacuação e para outras coisas repugnantes”. Suna Abudawud 1:33.


Segundo o referido no Muslim e Malik Muwatta, a mão direita deve ser utilizada para comer e para beber. Para estas operações, Ibliss, o Satanás utiliza a mão esquerda. Quando nos calçamos, damos prioridade ao pé direito e quando nos descalçamos, começamos pelo pé esquerdo. Ou quando for possível, calça-los ou descalçá-los ao mesmo tempo. Bukhari e Muslim. Devemos entrar na casa de banho (wc), com o pé esquerdo e sair com o pé direito. Ao contrário, por exemplo, quando entramos na mesquita, o devemos fazer com o pé direito e sair com o pé esquerdo.


O Profeta Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam), quando na noite de Mi’raj – ascensão ao céu – encontrou-se com o nosso pai Adam (Aleihi Salam) – Adão, que a Paz de Deus esteja com ele -, viu que as suas faces tinham muitas sombras. Sorria quando olhava para o lado direito da cara e chorava, quando olhava para o lado esquerdo da cara. Jibrail (Aleihi Salam) – O Anjo Gabriel, que a Paz de Deus esteja com ele, esclareceu ao Profeta de que do lado esquerdo se encontram os que irão para o inferno e do lado direito, os que irão para o paraíso.


Quando estamos sentados com vários tipos de entidades, o lado direito prevalece, apesar da importância das pessoas que possam encontrar-se do nosso lado esquerdo. Anas (Radiyalahu an-hu), contou: “Uma vez o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) acompanhado de outras pessoas, veio à nossa casa visitar-nos. Pediu algo para beber. Fomos ordenhar uma das nossas ovelhas e ao leite, misturámos água e lhe demos para beber. Do lado esquerdo, encontrava-se sentado Abu Bakr (Radiyalahu an-hu) – que viria a ser o primeiro Califa - e do lado direito, um beduíno. Quando o Profeta terminou de beber, Umar (Radiyalahu an-hu) disse ao Profeta “Eis aqui Abu Bakr!”. Mas o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) deu de beber primeiro ao beduíno e disse duas vezes: “A (pessoa) que se encontrar do lado direito! Então comece do lado direito”. Anas acrescentou: “É uma sunna (tradição do Profeta)” e repetiu 3 vezes. Bukhari 47:745 e Muslim 23:5032. Outra passagem interessante sobre o assunto: Narrado por Sahl Bin Sad (Radiyalahu an-hu): “Ao Profeta, foi-lhe oferecido algo para beber. Do seu lado direito, encontrava-se um menino e do lado esquerdo, alguns idosos. Depois de beber, perguntou ao menino, se poderia primeiro dar de beber aos mais idosos”. Respondeu o menino: “Por Deus, Ó Apóstolo de Deus, eu não vou desistir do meu direito, para outra pessoa”. Assim, o Profeta colocou o copo na mão do
menino, que bebeu primeiro”. Bukhary 69:524.


Prestar apoio e atribuir a caridade aos necessitados, é uma obrigação de todos os muçulmanos financeiramente capazes. Não o devem fazer com orgulho, nem com a intenção de serem elogiados pela comunidade. Uma das pessoas que será abrigada pela sombra de Deus no dia Ressurreição e onde não haverá mais nenhuma sombra excepto a Sua, será aquela que dá a caridade tão secretamente que a sua mão
esquerda não sabe o que a sua mão direita deu. Bukhari, 82:798.


Abu Said al Kudri referiu: “O Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) mencionou o nome daquele que irá fazer soar a trombeta no dia da ressurreição e disse: do lado direito estará Jibrail e do lado esquerdo estará Mikail. Suna Abudawud 30.3988.


A oração é obrigatória para todos os muçulmanos, incluindo para as crianças, quando atingirem a puberdade. Alguém perguntou ao Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam), qual a idade em que a criança deverá começar a fazer as orações. Foi-lhe respondido. Quando a criança souber distinguir a mão direita da mão esquerda. Suna Abudawud. Quando estivermos a sós num deserto, numa terra desolada, sem nada à volta,
devemos fazer as orações. Nunca estamos a sós, pois os anjos nos acompanham sempre. “Quando efectuares as orações num deserto, numa terra desolada, um anjo faz a oração do teu lado direito e outro anjo ora do lado esquerdo. Quando fazes o adhan e o iqama (os chamamentos para a oração), uma quantidade de anjos como montanhas, oram atrás de ti”. Malik’s Muwatta 3:2.14. Quando terminamos as orações, viramos primeiro a cara para o lado direito, cumprimentando todos os piedosos dizendo, “A paz e a misericórdia de Deus estejam convosco” e depois viramos a cara para o lado esquerdo, dizendo também “A paz e a misericórdia de Deus estejam convosco.” Era assim que fazia o Profeta  Salalahu Aleihi Wassalam), conforme o relato de Wa’il Ibn Hujr (Radiyalahu an-hu) – Suna Abudawud.


Está próximo o mês de Ramadan. Façam o favor de terem um bom dia de Juma,


Cumprimentos


Abdul Rehman Mangá


14/07/2011

publicado por Re-ligare às 22:10
link do post | comentar | favorito
|
..
.mais sobre mim
.pesquisar
 
.Julho 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
.links
.Fazer olhinhos
blogs SAPO
.subscrever feeds