Blog dos docentes, investigadores e alunos de Ciência das Religiões na Universidade Lusófona (Lisboa)
.posts recentes

. RAMADAN - PRIMEIRA PARTE

. FALTAM APENAS DUAS SEMANA...

. JEJUM, UM ALIMENTO PARA A...

. “LA ILAHA – ILLA LLAH” – ...

. MI'RAJ — A Ascensão do Pr...

. RELEMBRANDO: A NOITE DE M...

. OS INÚMEROS BENEFÍCIOS PE...

. OS INÚMEROS BENEFÍCIOS PE...

. OS PRIVILÉGIOS E AS RESPO...

. SURAT FUSSILAT

.arquivos

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Abril 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

Domingo, 7 de Fevereiro de 2010
CEM POR CENTO RACIONAL, CEM POR CENTO CRENTE, de Frei Bento Domingues, O.P.

 

1.Aludi, no Domingo passado, a “um teólogo feliz”, mesmo na tormenta, chamado E. Schillebeeckx que passou, nas vésperas do Natal, definitivamente para as mãos de Deus. Sob certo aspecto, é verdade o que diz Fernando Pessoa: “morrer é só não ser visto” (1).
Quando isso acontece, o essencial fica sempre por dizer. Apetece-me, no entanto, recolher e partilhar a confissão desse teólogo cem por cento racional, não racionalista, e, simultaneamente, cem por cento crente. É uma confissão, não é uma argumentação. Essa percorre toda a sua obra. Aqui e agora, é a primeira que me interessa, respeitando o seu carácter oral, embora transcrita para a obra citada no Domingo passado.
Enquanto crente, sou racional, procuro argumentos racionais e sinto-me, assim, um crente cem por cento. Não há contradição. Ser crente não significa ser irracional. A fé é a confissão de um homem racional. A racionalidade da fé deve ser sempre desenvolvida e clarificada. Toda a minha teologia é teologia de um crente: Fides quaerens intellectum. A razão humana deve viver à vontade no domínio da fé. Apelar para a obediência e fechar os olhos não é cristão, não é católico. Precisamos de ser crentes racionais. S. Tomás é santo na sua racionalidade. Usa a razão para abordar a fé. A racionalidade é cada vez mais necessária, sobretudo, para reagir contra o fundamentalismo que também mina, cada vez mais, as Igrejas. O fundamentalismo, presente em certas comunidades cristãs, leva ao obscurantismo. É um grande perigo porque nega a razão humana.
É verdade que a razão humana não pode ser abandonada a ela própria. Corre o perigo de se fechar num puro positivismo. A fé cumpre a função crítica e correctiva para não se cair no racionalismo e para que não se feche ao mistério. Sem a razão humana, a fé torna-se fundamentalismo. Ambas, a fé e a razão, cumprem a função de crítica recíproca.
2. Outrora, falava-se de escolas teológicas. Havia mestres e discípulos. Hoje, já não é assim. A ideia de fazer escola está ultrapassada. As grandes sínteses, que duravam séculos, são coisa que já não existe. Eu não escrevo para a eternidade, mas para o ser humano de hoje que se encontra numa situação histórica determinada. Tento responder a questões. A minha teologia é datada, é contextual. Deseja, no entanto, ir para além da situação enquanto tal. Nas minhas obras, existe uma intenção universal, pois esforço-me por ter em consideração o porquê dos seres humanos de toda a humanidade. De outra forma, aliás, não seria boa teologia. A actualidade de uma teologia não se confunde com uma actualidade efémera. Para outros tempos, outras teologias virão.
Estou contente de ter dito alguma coisa para o ser humano de hoje e, talvez, também alguma coisa que interessará, ainda, a geração futura. Quando uma teologia pode alimentar a geração seguinte, é uma grande teologia e assim continua a grande tradição teológica.
3. É difícil traçar uma linha de divisão nítida entre a minha aventura pessoal e a minha vida de teólogo. Há dois textos da Escritura que sempre me apoiaram e que, ainda hoje, continuam a apoiar-me: “Estai sempre prontos a responder a quem vos pede a razão da esperança que vos habita” (1Pedro 3, 15) e “Não apagueis o Espírito. Não desprezeis as profecias. Examinai tudo, guardai o que é bom” (1 Ts 5, 19-21).
É o Espírito que me fala através destes textos sagrados. Por um lado, no esforço contínuo para me reorientar nas reacções inesperadas, para as quais sopra o Espírito de Deus; este mesmo Espírito deu, ao meu trabalho teológico, um carácter de esperança, libertador e construtivo que abre para a existência concreta, como muitos dos meus leitores, para minha grande alegria, me fizeram saber, verbalmente ou por escrito.
Por outro lado, o Espírito foi também a fonte do inesgotável carácter crítico dos meus escritos, da atitude crítica que, até hoje, me acarretou um certo número de cartas, nas quais, os meus irmãos cristãos me definiram como um “diabo em carne e osso”, “um lobo sob a pele do cordeiro”, “um herético da pior espécie” e “um imigrado na Holanda que para o bem da sociedade e da Igreja seria melhor regressar ao seu país de origem”.
O meu trabalho científico significa ainda, para mim, de modo muito consciente, uma forma de apostolado e, em particular, uma forma de pregação dominicana da Boa Nova: o Evangelho de Jesus, o Messias do Deus libertador, eleito do Espírito.
Aprendi, no entanto, por experiência que, se a religião é o maior bem do ser humano e para o ser humano é, também, muitas vezes, inteiramente manipulada para humilhar e até para torturar o ser humano no corpo e no espírito.
É por isso que, sobretudo nos últimos anos, o meu pensamento teológico preferiu defender o ser humano, homem e mulher, contra as exigências desumanas da religião, em vez de a defender contra as nossas ilusões de seres pecadores que todos somos.
Nos dois aspectos, crítico e construtivo, do meu pensamento teológico, procurei testemunhar aos outros a esperança e a alegria que vivem em mim. Sou verdadeiramente um homem feliz.
Em suma, só um ser inteligente pode acolher a fé; só um homem de fé pode deixar a inteligência, em todos os seus registos, viver em liberdade a multifacetada experiência cristã.
 
(1)     Inês de Barros Baptista, Morrer é só não ser visto, Planeta, Lisboa, 2009.
 
Fonte: PÚBLICO, 2010. 01. 17
publicado por Re-ligare às 12:31
link do post | comentar | favorito
.mais sobre mim
.pesquisar
 
.Julho 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
.links
blogs SAPO
.subscrever feeds