. FALTAM APENAS DUAS SEMANA...
. JEJUM, UM ALIMENTO PARA A...
. “LA ILAHA – ILLA LLAH” – ...
. MI'RAJ — A Ascensão do Pr...
. RELEMBRANDO: A NOITE DE M...
. OS INÚMEROS BENEFÍCIOS PE...
. OS INÚMEROS BENEFÍCIOS PE...
. OS PRIVILÉGIOS E AS RESPO...
Assalamo Aleikum Warahmatulah Wabarakatuhu
(Com a Paz, a Misericórdia e as Bênçãos de Deus)
Bismilahir Rahmani Rahim
(Em nome de Deus, o Beneficente e Misericordioso)
JUMA MUBARAK
1 - Bismilahir Rahmani Rahim – Em nome de Deus, o Beneficente, o Misericordioso; 2 – Al hamdu lilahi Rabbil ‘aalamin - Louvado seja Deus,
Senhor(Protector e Sustentador) dos mundos; 3 – Ar Rahmani Rahim - O Beneficente e o Misericordioso; 4 – Maaliki Yaumidin - Senhor do dia do
julgamento; 5 – Yaka na’budu wa yaka nasta’in - A Ti somente adoramos e a Ti somente pedimos ajuda; 6 – Ihdinas siraatal mustaquim - Mostra-nos o caminho recto; 7 – Siratal lazina an amta alaihim ghairil maghdubi alaihim wa lad daallin. AAAMEEN - O caminho daqueles a quem Tu concedeste a Tua Graça, daqueles que não incorrem na Tua cólera e que não se perdem. AAAMEEN!.
Este Surat é denominado de Fatiha, por ser o capítulo de abertura do Cur’ane. É também chamado de Umm Al-Kitab (A Mãe de todos os Livros), porque o Cur’ane e o Salah (oração) iniciam-se com Surat Fatiha e porque o mesmo contém o significado geral do Livro Sagrado. Outro nome pelo qual é conhecido é o de Umm Al-Cur’ane, porque o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) disse “É o Umm Al-Cur’ane, Al Fatiha, a abertura do Cur’ane e os 7 repetidos (versos)”. Os Árabes definem a importância de um certo assunto em relação aos outros, utilizando a palavra “Umm”. Eles referem por exemplo que Maka por “Umm Al-Qura” (Mão de todas as cidades), pela sua grandiosidade e líder de todas as cidades.
O Surat Fatiha também é conhecido por As-Salah (A Oração), porque começa com um louvor a Deus e nos ensina a fazer uma súplica. O Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam), num hadice qudsi, referiu que Deus disse: “Dividi a Oração (Fatiha) em 2 partes, uma para mim e outra para o Meu servo. Quando ele diz “Louvado seja Allah, Senhor dos mundos”, Deus diz: “meu servo louvou-Me…..” – Muslim.
É uma oração e uma resposta do Senhor. É também chamado de Ash-Shifá (A Cura) e de Ar-Ruqyah (Remedio). Abdul Malik Ibn Umair (Radiyalahu an-hu), referiu que o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “No Surat Fatiha, existe uma cura para todas as doenças”.
Apesar de não ser o primeiro capítulo do Cur’ane revelado, o Surat Fatiha foi colocado no início do Cur’ane. É a essência do Livro, que nos ensina a fazer a oração perfeita. É recitada no início de cada rakat (ciclo), de cada uma das orações prescritas e facultativas. “Não existe oração sem o capítulo de abertura do Livro” – Bukhari e Muslim. Abu Huraira (Radyalahu an-hu) referiu que o Profeta Salalahu Aleihi Wassalam) disse, repetidamente por três vezes: “Quando se fizer qualquer salah (oração) e não for recitado o Umm Al Cur’ane (Surat Fatiha), então a oração é
incompleta”. – Muslim. Noutras passagens é referido que a oração é inválida sem a recitação do Surat Fatiha.
Ibn Abbas (Radiyalahu an-hu) referiu que uma vez o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) estava sentado com Jibrail (Aleihi Salam) - Anjo Gabriel – que a Paz de Deus esteja com ele, quando ele ouviu um ranger (próprio duma porta a abrir-se). Ele ergueu a cabeça e disse: “É como uma porta no céu hoje aberta, a qual nunca tinha sido aberta antes”. Depois quando um anjo desceu através dela, ele disse: Este é um anjo que desceu à terra e que nunca o tinha feito antes”. Ele cumprimentou e disse: “Alegrai-vos pelas duas luzes que te foram dados e que nunca tinham sido dados antes a qualquer Profeta: Fatiha al Kitab e a parte final do Surat Al-Baqara. Qualquer letra que recitares, obterás recompensas. Muslim 4:1760.
O Surat Fatiha contém 7 Ayat (versículos). Começam em nome de Deus e citam alguns atributos, mais sublimes do nosso Criador. “Os mais sublimes atributos pertencem a Deus, Invocai-O, pois…”. Cur’ane 7:180. É frequente e desejável que o muçulmano comece qualquer actividade, invocando o nome de Deus. Deve fazê-lo duma forma consciente e sincera. Qualquer assunto que não seja iniciado em nome de Allah, fica privado de bênçãos. O Surat Fatiha lembra-nos o dia da Ressurreição, no qual seremos todos levantados para prestarmos contas. Deus é Misericordioso, mas também é Justo. Todas as nossas acções terão a sua justa retribuição, para o nosso bem ou para o nosso mal. No entanto, a grandiosidade da misericórdia de Deus é imensa. Num hadice qudsi, narrado por Abu Huraira (Radiyalahu an-hu), Deus afirma: ”Na verdade, a minha misericórdia excede o meu castigo”. O Surat Fatiha lembra-nos constantemente de que as preces devem ser dirigidas somente ao Criador de todas as coisas. Nem o Santo, nem o Profeta, nem o fogo, nem o sol ou qualquer outro ser criado por Deus, é digno de nossa adoração. Pedimos a Deus para nos guiar para o bom caminho, o caminho da misericórdia, aquele caminho muitas vezes difícil de percorrer, mas o mais virtuoso.
Cumprimentos e votos de um bom dia de Juma,
Abdul Rehman Mangá
24/02/2011
. Sites Oficiais da área de Ciência das Religiões
. Portal de Ciência das Religiões
. Revista Lusófona de Ciência das Religiões
. Ciências da Religião (Fatin / Un. Lusófona)
. Meios de Comunicação da área de Ciência das Religiões
. Fórum de professores e alunos
. Áreas de reflexão em Ciência das Religiões
. Re-Ligare: reflexões sobre História e Sociologia das Religiões
. ... pode interessar a quem estuda Religião ...
. Instituições de acolhimento e desenvolvimento