. FALTAM APENAS DUAS SEMANA...
. JEJUM, UM ALIMENTO PARA A...
. “LA ILAHA – ILLA LLAH” – ...
. MI'RAJ — A Ascensão do Pr...
. RELEMBRANDO: A NOITE DE M...
. OS INÚMEROS BENEFÍCIOS PE...
. OS INÚMEROS BENEFÍCIOS PE...
. OS PRIVILÉGIOS E AS RESPO...
Assalamo Aleikum Warahmatulah Wabarakatuhu
(Com a Paz, a Misericórdia e as Bênçãos de Deus)
Bismilahir Rahmani Rahim
(Em nome de Deus, o Beneficente e Misericordioso)
JUMA MUBARAK
Abdullah Ibn Massud (Radiyalahu an-hu), foi um eminente Sahaba (companheiro) do Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam). Devido ao seus conhecimentos religiosos e ao seu carácter, foi-lhe atribuída a incumbência de dar fatwa, ainda no tempo do Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam).
Era também humilde. Prestava assistência ao Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam), transportando os seus chinelos, a sua almofada e a agua para abluções. Por isso era também conhecido por “homem dos chinelos”, “o homem da almofada” e “o homem da água”.
Permaneceu na companhia do Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam), acompanhando-o nas deslocações e visitando-o na sua casa. Mesmo assim, tinha muito cuidado em relatar os ditos do Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam). Sempre que pretendia fazê-lo, tremia de medo.
Certa vez, estava relatando um hadice (dito do Profeta) e ao começar com as palavras
“O Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) disse....” o seu corpo começou a arrepiar-se e
os seus olhos encheram-se de lágrimas, a testa ficou cheia de suor, as veias
incharam-se e disse: “In Sha Allah o Profeta disse isso, ou igual a isso, ou mais ou
menos isso”.
Ele e os restantes Sahabas (Radiyalahu an-huma), tinham muito cuidado ao transmitirem algum dito do Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam), pois lembravam-se constantemente das palavras de Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam), quando referiu: “Aquele que atribuir algo a mim e que na realidade eu não tenha dito aquilo, ele que ocupe o seu lugar no inferno”.
Aisha (Radiyalahu an-ha) referiu que certa noite, o seu pai Abu Bakr (Radiyalahu anhu), não conseguia dormir, pois virava-se para um lado, ou virava-se para o outro. Na manhã seguinte pediu para trazer os hadices que tinha compilado e que os entregara a Aisha para guardar. Assim que a compilação lhe foi entregue, queimou-a por completo. Depois explicou os motivos: “Esta colecção continha muitas narrativas sobre o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam), as quais eu tinha ouvido de outras pessoas. Depois da minha morte, se algum dos hadices não fosse verdadeiro, então eu responderia perante Deus.”
In Fazail-E-Amal – As virtudes da acções.
SUGESTÃO: A mente humana consegue armazenar uma grande quantidade de informação. Tudo o que aprendemos, decoramos e vimos, temos a possibilidade de gravar na nossa memória e relembrar mais tarde. Ainda pequenos, decoramos alguns versículos do Cur’ane e aprendemos a fazer as orações. Porque não somos perfeitos e conforme o tempo vai passando, alguma informação armazenada acaba por ficar incompleta, ou mesmo desaparecer. Para uma oração perfeita, é importante relembrarmos os referidos versículos, pois, sem nos apercebermos, podemos estar a
incorrer em graves erros ao recitá-los erradamente, e comprometer toda a oração. Devemos, pelo menos uma vez por semana, reunir a nossa família, para recordarmos em conjunto, o Surat Fátiha e no mínimo os dez últimos capítulos do Cur’ane, (a começar por “Alam Tará…”) e todos as restantes preces da oração. Por exemplo o duá de Qunut é uma das preces que fazemos na oração de witr, que pela sua complexidade, podemos esquecer ou omitir algumas palavras. Não tenham vergonha de reunir a família e fazerem a “revisão da matéria dada”. Aproveitem também nessas reuniões, para lerem hadices e falarem de outros assuntos, como por exemplo: os direitos dos pais, dos filhos, dos vizinhos, o funeral, a ablução, a importação da oração e muitos outros temas religiosos, que nunca se esgotam.
Façam o favor de ter um bom dia de Juma.
Cumprimentos,
Abdul Rehman Mangá
24/03/2011
. Sites Oficiais da área de Ciência das Religiões
. Portal de Ciência das Religiões
. Revista Lusófona de Ciência das Religiões
. Ciências da Religião (Fatin / Un. Lusófona)
. Meios de Comunicação da área de Ciência das Religiões
. Fórum de professores e alunos
. Áreas de reflexão em Ciência das Religiões
. Re-Ligare: reflexões sobre História e Sociologia das Religiões
. ... pode interessar a quem estuda Religião ...
. Instituições de acolhimento e desenvolvimento