. FALTAM APENAS DUAS SEMANA...
. JEJUM, UM ALIMENTO PARA A...
. “LA ILAHA – ILLA LLAH” – ...
. MI'RAJ — A Ascensão do Pr...
. RELEMBRANDO: A NOITE DE M...
. OS INÚMEROS BENEFÍCIOS PE...
. OS INÚMEROS BENEFÍCIOS PE...
. OS PRIVILÉGIOS E AS RESPO...
Hoje vi um rapaz de aspecto peculiar, desses vestidos de negro e de rosto perfurado de piercings, envergando ousadamente uma Tshirt com uma inscrição curiosa. Dizia: «Christians to the lions» que traduzido é «Cristãos aos leões»!
Fiquei assustado! Deve haver alguma razão que justifique tanto ódio, raiva e rancor contra os cristãos…
A liberdade de expressão é um património inviolável do qual não podemos nem devemos abdicar. Daí eu concordar que ele tenha o direito de dizer a toda a gente que os cristãos devem, de novo, ser lançados às feras, como se fazia há dois mil anos.
A ironia de tudo isto reside no facto de ser exactamente esta cultura e sociedade cristã – que ele parece odiar – que permite ao nosso jovem dizer tudo o que ele quiser, mesmo contra os cristãos, sem ter medo de ser punido!!!
Depois imaginei quão diferente seria a vida desse mesmo jovenzinho se lhe desse na real gana ir para a Albânia com uma Tshirt em que envergasse uma inscrição do género «Morte aos comunistas». Ou ainda se tivesse a ideia peregrina de ir para Teerão com uma Tshirt que gritasse «Muçulmanos p’ra fogueira»...
Questões teológicas e crenças à parte, continuo a crer que o cristianismo, agora recuperado de uma deriva medieval de má memória, continua a ser relevante. Enquanto modelo social, o cristianismo mantém uma cultura de tolerância, de respeito pela diferença e de valorização do outro que importa manter a todo o custo. Mesmo diante de provocações como esta!
Luís Seabra Melancia
. Sites Oficiais da área de Ciência das Religiões
. Portal de Ciência das Religiões
. Revista Lusófona de Ciência das Religiões
. Ciências da Religião (Fatin / Un. Lusófona)
. Meios de Comunicação da área de Ciência das Religiões
. Fórum de professores e alunos
. Áreas de reflexão em Ciência das Religiões
. Re-Ligare: reflexões sobre História e Sociologia das Religiões
. ... pode interessar a quem estuda Religião ...
. Instituições de acolhimento e desenvolvimento