Blog dos docentes, investigadores e alunos de Ciência das Religiões na Universidade Lusófona (Lisboa)
.posts recentes

. RAMADAN - PRIMEIRA PARTE

. FALTAM APENAS DUAS SEMANA...

. JEJUM, UM ALIMENTO PARA A...

. “LA ILAHA – ILLA LLAH” – ...

. MI'RAJ — A Ascensão do Pr...

. RELEMBRANDO: A NOITE DE M...

. OS INÚMEROS BENEFÍCIOS PE...

. OS INÚMEROS BENEFÍCIOS PE...

. OS PRIVILÉGIOS E AS RESPO...

. SURAT FUSSILAT

.arquivos

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Abril 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

Sábado, 28 de Abril de 2012
SURAT IKHLAS (Sinceridade – Pureza) TERCEIRA PARTE

Assalamo Aleikum Warahmatulah Wabarakatuhu (Com a Paz, a Misericórdia e as Bênçãos de Deus)
Bismilahir Rahmani Rahim (Em nome de Deus, o Beneficente e Misericordioso)
JUMA MUBARAK

 

Bismilahir Rahmani Rahim; Qul huwa Allahu Ahad. Allahu Samad. Lam Yalid Wa Lam Yulad. Wa Lam Yakun Llahú Kufwan Ahad.
“Em nome de Deus, O Beneficente e Misericordioso. “1- Diz: Ele, Allah (Deus) é Único. 2- Allah é independente. 3- Não gerou e não foi gerado. 4- E ninguém é comparável a Ele”.


Sempre que o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam), era questionado acerca da essência e da natureza de Deus, Allah transmitia ao Profeta, através do anjo Jibrail, para referir a Surat Ikhlas, como resposta simples e directa às questões colocadas. Esta Surat foi revelada em Maka, na altura em que o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) estava empenhado em convidar as pessoas para o Tauhid, para crerem na existência do Deus Único. Os primeiros anos do início da Profecia, foram os mais difíceis para o Profeta, porque a maioria das pessoas, estava enraizada no paganismo. Passou os primeiros anos da profecia a incutir nas pessoas: LÁ ILAHA ILLA LLAH - Não há outra divindade, senão Deus, a (Única Divindade). Outros não aceitaram a ideia do Deus Único e por isso, o Profeta sofreu perseguições e atentados à sua integridade física, pelo que acabou por se retirar para Madina.


Foi uma das primeiras Surats a ser revelado. Em virtude dos conceitos deturpados que as pessoas tinham de Deus, foi revelado o Surat Iklass, e com poucas palavras, foi resumida a essência verdadeira de Deus e deitou por terra todas os conceitos do paganismo. É célebre a passagem do Bilal (Radiyalahu an-hu), ainda escravo, quando o seu “dono” lhe deitava sobre a areia escaldante do deserto e lhe colocava uma pedra pesada sobre o peito, obrigando-o a renunciar ao islão, mas ele só repetia: Ahad, Ahad (o Único, o Único).


Estas são as qualidades do Surat Ikhlas, um capítulo com poucas palavras, mas com significado muito abrangente, ao ponto de ser considerado “equivalente” a um terço do Cur’ane. Tão fácil de recitar e de decorar, mesmo para os que têm dificuldades de memória. Abu Darda (Radiyalahu an-hu) ouviu do Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam), dizer: “Existe algum de vós, capaz de recitar um terço do Cur’ane durante a noite?” Os companheiros do Profeta responderam: “Como é possível recitar um terço do Cur’ane, numa única noite?”. Disse o Profeta: Qul huwa Allahu Ahad. Allahu Samad. Lam Yalid Wa Lam Yulad. Wa Lam Yakun Llahú Kufwan Ahad. “1- Diz: Ele, Allah (Deus) é Único. 2- Allah é independente. 3- Não
gerou e não foi gerado. 4- E ninguém é comparável a Ele”. Muslim. Abu Huiraira (Radiyalahu an-hu) referiu: “O Mensageiro de Deus (Salalahu Aleihi Wassalam) veio até nós e disse: “Eu vou recitar perante vós, um terço do Cur’ane. Ele (o Profeta) de seguida, recitou: “Diz: Ele é Deus, o Único”, até ao final da Surah. Musslim.

 

As qualidades do Surat Ikhlass, fez com que alguns companheiros do Profeta o recitassem frequentemente e outros o incluíam em todos os ciclos das orações, em conjunto com outros versículos do Cur’ane. Abu Said Al-Khudri relatou: “Um homem ouviu outro recitando o Surat Ikhlas “Diz: Ele é Deus, o Único” repetidamente. Na manhã seguinte ele foi ter com o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) e o informou do sucedido e questionou o Profeta se considerava a recitação desta Surat como insuficiente. Respondeu o Profeta: “Por Aquele em Cujas Mãos está a minha vida, este Surat é igual a um terço do Cur’ane”. Bukhari. Outra passagem referida por Yahya, refere que o Profeta (Salalahu Aleihi wassalam) ouviu um homem recitando o Surat Ikhlas e por isso, considerou que o Paraíso é obrigatório para o recitador. Maliks Muwatta.


Uma outra passagem foi relatada no Bukhari, da autoria de Anas (Radiyalahu an-hu): um homem que dirigia as orações na Mesquita de Quba, primeiro recitava o Surat Ikhlas e depois outra surat. Foi questionado se esta surat não era suficiente e os motivos porque a recitava em todos os ciclos da oração. Ele respondeu de que tinha um grande amor por ela e por isso não a podia abandonar nas orações. Mas se as pessoas assim o quisesse, eles poderiam procurar outro alguém para dirigir as orações. Preferiram mantê-lo, por o considerarem como um dos melhores para esse
efeito. No entanto, colocaram a questão ao Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam), que disse: “Seu amor ao Surat Ikhlas, fez-lhe ganhar o paraíso”.


Aisha (Radiyalahu an-há) relatou: “Quando o Profeta de Deus pretendia ir dormir, todas as noites ele recitava o Surat Ikhlas, Surat al-Falaq e o Surat na-Nas e depois soprava sobre as palmas das mãos e passava-os pelo rosto e pelo todo o corpo onde as mãos podiam alcançar. E quando ele ficou doente, ele pedia-me para assim fazer para ele”. Bhukari 71: 644. Outros relatos referem que após o pôr do sol e nas manhãs, recitar 3 vezes o Surat Ikhlas, o Surat al-Falaq e o Surat na-Nas, eles serão suficientes para nós.


E assim termino a mensagem relativa a este pequeno e grande capítulo do Cur’ane. Todos os louvores são para Allah, o Único, o Criador de tudo o que existe. Que a Paz de Deus esteja com todos os Profetas, que se sacrificaram para nos deixarem a mensagem do Deus Misericordioso e Perdoador. As Bênçãos e a Paz de Deus estejam, com Muhammad, sua família e seus companheiros. A Paz e Misericórdia de Deus estejam com todos os crentes.


“Rabaná ghfirli waliwa lidaiá wa lilmu-minina yau ma yakumul hisab”. “Ó Senhor nosso, no Dia da Prestação de Contas, perdoa-me a mim, aos meus pais e aos crentes”. Cur’ane 14:41


"Wa ma alaina il lal balá gul mubin" "E não nos cabe mais do que transmitir claramente a mensagem". Surat Yácin 3:17. “Wa Áhiro da wuahum anil
hamdulillahi Rabil ãlamine”. E a conclusão das suas preces será: Louvado seja Deus, Senhor do Universo!”. 10.10.


Façam o favor de ter um bom dia de Juma e a língua habituada com “Qul Huwa Allahu Ahad, Allahu Samad ….”.
Cumprimentos
Abdul Rehman Mangá
26/04/2012

publicado por Re-ligare às 19:03
link do post | favorito
Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 


.mais sobre mim
.pesquisar
 
.Julho 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
.links
blogs SAPO
.subscrever feeds