Blog dos docentes, investigadores e alunos de Ciência das Religiões na Universidade Lusófona (Lisboa)
.posts recentes

. RAMADAN - PRIMEIRA PARTE

. FALTAM APENAS DUAS SEMANA...

. JEJUM, UM ALIMENTO PARA A...

. “LA ILAHA – ILLA LLAH” – ...

. MI'RAJ — A Ascensão do Pr...

. RELEMBRANDO: A NOITE DE M...

. OS INÚMEROS BENEFÍCIOS PE...

. OS INÚMEROS BENEFÍCIOS PE...

. OS PRIVILÉGIOS E AS RESPO...

. SURAT FUSSILAT

.arquivos

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Abril 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

Quinta-feira, 21 de Junho de 2012
“LA ILAHA – ILLA LLAH” – Não há outra divindade, senão Deus, a Única Divindade

Assalamo Aleikum Warahmatulah Wabarakatuhu (Com a Paz, a Misericórdia e as Bênçãos de Deus)


Bismilahir Rahmani Rahim (Em nome de Deus, o Beneficente e Misericordioso)


JUMA MUBARAK

 

Todos os louvores são para Allah, o Único, o Criador de tudo o que existe. Que a Paz de Deus esteja com todos os Profetas, que se sacrificaram para nos deixarem a mensagem de Deus, o Misericordioso e Perdoador. As Bênçãos e a Paz de Deus estejam, com Muhammad, sua família e seus companheiros. A Paz e Misericórdia de Deus estejam com todos os crentes.


O ser humano tem uma vida agitada, cheia de altos e baixos. Hoje está amuado, por causa dos problemas que afectam a sua vida particular. Mas amanhã poderá estar satisfeito, porque a situação poder-se-á inverter. Está sempre preocupado com a sua subsistência e com o futuro dos seus. Nesta correria, muitas vezes esquece-se de que existe o Criador de todas as coisas. O Criador da abundância, da fome, da saúde e da  doença.”Não há deus, salvo Ele (Allah), Ele é que dá a vida e a morte”. Cur’ane 7:185. Nos momentos de alegria, da dor, da pobreza e da riqueza. devemos recordar a Deus. Nos momentos de satisfação o submisso a Deus, exclama: Al Hamdullilah (Louvado seja Deus): Nos momentos de aflição, quando se sente em baixo, pede apoio ao Único que lhe pode acudir: LA ILAHA – ILLA LLAH.


O Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) referiu: “a melhor prece, é a prece no Dia de Arafat e o melhor que eu e os Profetas que me antecederam, foi ter dito “Não há deus senão Deus, sem nenhum parceiro - LA ILAHA – ILLA LLAH, WAHDAHÚ LÁ SHARIKA LAH” Maliks Muwatta 15:8.32.


Muitas vezes a nossa fé atinge níveis baixos preocupantes, devido aos pecados ou à nossa distracção. Quando os nossos corações ficam manchados, devemos remover as nódoas, pedindo perdão (Astagfirullah!) e ao mesmo tempo renovar e fortalecer a nossa convicção em LA ILAHA – ILLA LLAH- Não há outra divindade, senão Deus, a única Divindade). Abu Huraira (Radiyalahu an-hu) referiu que o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalamo) disse: “Continuem a renovar o vosso iman (fé)”. Os companheiros quiseram saber como. Ele respondeu: “Recitando constantemente “LA ILAHA – ILLA LLAH”. Se os pecados aumentarem, os nossos corações ficarão enegrecidos: “Qual, em seus corações há a infâmia, a desonra, pelo que cometeram”. Cur’ane 83:14.


Quando ouvimos ou vemos algo contrário aos nossos princípios religiosos, apaguemos essa imagem com LA ILAHA – ILLA LLAH. Ensinai estas palavras às vossas crianças, na altura delas começarem a aprender a falar. Incentivai-as para que continuem a pronunciar este testemunho de fé, ao longo das suas vidas. Será uma facilidade na altura da morte. Muitas vezes, certos pecados não “removidos”, dificultam a recitação do Kalimah àqueles que se encontram na agonia da morte. Por isso, sempre que cometermos um pecado, devemos “removê-lo” a tempo, pedindo perdão e praticando a seguir uma boa acção. “Implorai o perdão do vosso Senhor e voltai-vos a Ele, arrependidos…” 11:3. Sempre que magoarmos alguém, proferindo palavras injuriosas, devemos reflectir e pedirmos desculpas pela nossa atitude. Recitemos alto na presença daquele que está às portas da morte. “ASTAHFIRULLAH - LA ILAHA – ILLA LLAH MUHAMMADU RASSULU LLAH - Peço perdão a Deus, Não há outra divindade, senão Deus e Muhammad é o mensageiro de Deus”, como forma de o lembrar e o incentivar a declarar esta chave para o paraíso. Felizardo aquele que pronunciar estas palavras na altura da sua morte.

 

Quando vamos acompanhar um ente querido para o deixarmos na sua morada provisória, a sepultura, ficamos perturbados com a pequenez e a escuridão do local. Um arrepio invade o nosso corpo e desperta-nos para a realidade que muitas vezes esquecemos: também lá iremos parar, mais cedo ou mais tarde. A recitação regular e com convicção de LA ILAHA – ILLA LLAH, será uma vela, uma lâmpada, uma iluminação que nos fará companhia e não nos abandonará até ao dia da Prestação de Contas, até que sejamos admitido no paraíso. Utban Bin Malik Al-Ansari, que era um dos homens da tribo de Bani Salim, referiu: “O apóstolo de Deus veio ter comigo e disse: “Se alguém se apresentar no dia da Ressurreição e
que tenha dito LA ILAHA – ILLA LLAH, com sinceridade e com a intenção de obter a satisfação de Deus, Deus fará que o fogo do inferno lhe seja proibido”. Bukari 76:431.


Recitar simplesmente LA ILAHA - ILLA LLAH, não será o suficiente para a obtenção da chave do paraíso. A recitação deste Kalimah, deve reflectir com sinceridade, as nossas convicções espirituais, não só do momento, mas da maior parte da nossa vida. Quando declaramos que não há outra divindade, excepto Deus, é porque todas as nossas orações e as nossas preces são só a Ele dirigidas. E por isso devemos seguir os Seus mandamentos e as orientações dos Seus Profetas. Devemos estar entre o temor a Deus e a esperança da Sua infinita Misericórdia. Só assim é que faz sentido que LA ILAHA - ILLA LLAH nos conduza ao paraíso.


O ser humano é por natureza pecador. “Todos os filhos de Adão são pecadores e os melhores dentre os pecadores, são aqueles que se arrependem”. Tirmidi. Mas há certos tipos de pecados para os quais teremos de prestar contas. No entanto, Deus perdoa a quem quer e castiga a quem quer. Anas (Radialahu an-hu) referiu que o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “Allah, Todo Poderoso, decretará no Dia do Julgamento: “Tirem do inferno, a pessoa que professou LA ILAHA - ILLA LLAH. E tirem aquele que tinha fé no interior do seu coração do tamanho de um grão. Tirem todos estes que recitaram LA ILAHA - ILLA LLAH ou Me recordaram em qualquer altura ou Me temeram em qualquer ocasião”.


Abu Darda (Radiyalahu an-hu), referiu que Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “A pessoa que recitar LA ILAHA – ILLA LLAH cem vezes diariamente, no Dia do Julgamento Final, será ressuscitada com a sua face brilhando como a lua cheia e ninguém a ultrapassará nesta categoria excepto aquele que recitar o Kalimah mais vezes do que ele”. Ibn Majá


LA ILAHA – ILLA LLAH, WA LÁHU AKBAR, WA ANÁ MINAL MUSLIMINA- Ninguém é digno de ser adorado, excepto Allah, Deus é o Maior e eu sou submisso a Deus.


Rabaná ghfirli waliwa lidaiá wa lilmu-minina yau ma yakumul hisab”. “Ó Senhor nosso, no Dia da Prestação de Contas, perdoa-me a mim, aos meus pais e aos crentes”. Cur’ane 14:41


"Wa ma alaina il lal balá gul mubin" "E não nos cabe mais do que transmitir claramente a mensagem". Surat Yácin 3:17. “Wa Áhiro da wuahum anil hamdulillahi Rabil ãlamine”. E a conclusão das suas preces será: Louvado seja Deus, Senhor do Universo!”. 10.10.


Cumprimentos
Abdul Rehman Mangá
21/06/2012
abdul.manga@gmail.com

publicado por Re-ligare às 20:16
link do post | comentar | favorito
.mais sobre mim
.pesquisar
 
.Julho 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
.links
blogs SAPO
.subscrever feeds